Close

Medicina Interna

É uma Especialidade Médica Hospitalar que avalia a pessoa e o seu organismo num todo e não só centrada num único órgão. É considerada a Especialidade-Mãe de todas as especialidades médicas. O Médico especialista em Medicina Interna tem que ter conhecimento sobre todo o organismo, estar sempre atualizado e saber diagnosticar, prevenir, tratar e gerir todo o tipo de doenças. Tem também a responsabilidade de coordenar e solicitar apoio das outras especialidades. O Médico Internista é comparado a um Maestro ou um Gestor da saúde da pessoa.

Quais os objetivos?

Realizar diagnósticos desde os mais simples aos mais complexos, prescrever medicação e tratamentos adequados, gerir doenças que afetem vários órgãos e sistemas, acompanhar pessoas que tenham múltiplas doenças ou que tomem vários medicamentos, prevenir as doenças mais frequentes, esclarecer dúvidas e ensinar sobre todo o tipo de doenças, sintomas e tratamentos.  

Como?

É realizado um historial clínico minucioso e completo na qual a pessoa é avaliada na sua globalidade. É questionada sobre o seu passado médico e cirúrgico, os seus hábitos, doenças familiares e queixas atuais. Realiza-se um exame físico completo e avaliam-se análises e exames médicos. Estabelecem-se hipóteses de diagnóstico, pedem-se os exames necessários e procede-se por fim ao ensino e prescrição da medicação adequada. Se a pessoa já tomar outros medicamentos, é feita uma revisão exaustiva dos mesmos, de modo a garantir um tratamento seguro, evitando ou minimizando interações medicamentosas ou efeitos secundários. Se necessário, é feita a referenciação a outras especialidades ou áreas médicas.

A quem se destina? 

Todas as pessoas com mais de 18 anos que:

– queiram ter uma avaliação especializada e completa sobre o seu estado de saúde

– desejem ter um acompanhamento a longo prazo de modo a manterem-se saudáveis e prevenir doenças

– apresentem sintomas e desconheçam o diagnóstico

– tomem um ou mais medicamentos

– tenham estado internadas ou que tenham sido submetidas a cirurgias recentemente

– tenham uma ou mais doenças e tenham dúvidas ou dificuldades na gestão das mesmas

Exemplos de doenças avaliadas: doenças do foro cardiovascular (hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, AVC, enfarte do miocárdio, arritmias, angina de peito), auto-imune, endócrino-metabólico (diabetes, colesterol, alterações da glândula tiroide), hepático (cirrose, fígado gordo), renal (insuficiência renal, quistos renais), pulmonares (“bronquite crónica”, asma), auto-imunes, infecciosas, reumatológicas,  imuno-alérgicas, oncológicas ou doenças raras

A sua Clínica Dentária no centro de Lisboa!

Marcações através de 213547623 ou 913 884 826

Formulário de Contacto

Faça aqui a sua marcação, simples e rápido.