Close
Já ouviu falar de Terapia Biofeedback? Saiba mais com a nossa terapeuta, Marta Flor de Lima

Já ouviu falar de Terapia Biofeedback? Saiba mais com a nossa terapeuta, Marta Flor de Lima

Marta Flor de Lima

O que é o Biofeedback?

A Terapia Biofeedback também conhecida como Terapia Quântica, é uma tecnologia que analisa e harmoniza energeticamente os fatores de stress que podem estar na base de alguns desequilíbrios que podem contribuir para futuras patologias.

Qual o objetivo do Biofeedback? 

O objetivo desta terapia é contribuir para a auto-regulação do corpo, isto é, recordando o corpo de como controlar tanto os processos físicos quanto os mentais, para um funcionamento melhor e mais saudável. Costumo dizer que esta terapia carrega a nossa bateria da mesma forma que os carros precisam de se abastecer de combustível, da mesma forma que os nossos telemóveis precisam de ser carregados.

Como funciona uma sessão de Biofeedback?

Esta terapia é feita através de uma máquina (Scio) que está ligada a um computador que tem um software com o qual trabalho.

Sendo o nosso corpo um corpo elétrico, esta terapia o que faz é enviar frequências (assinaturas energéticas) que vão treinar as células a processarem corretamente a informação recebida.

Quem pode fazer esta terapia?

Pode ser feita a todas as pessoas de todas as idades com a exceção de pessoas com pacemaker, que sofrem de epilepsia ou grávidas.

 

Esta terapia carrega a nossa bateria da mesma forma que os carros precisam de se abastecer de combustível, da mesma forma que os nossos telemóveis precisam de ser carregados.

 

 

Esta terapia pode ser realizada em simultâneo com um tratamento médico?

Sim pode, é uma terapia complementar, não invasiva, confortável e relaxante, totalmente isenta de efeitos colaterais. Esta terapia não diagnostica, cura ou trata. É usada para a gestão do stress e da dor, bem como para a reeducação muscular.

Quantas sessões recomenda a um cliente para conseguir ter resultados?

O Biofeedback é um processo de treino. Pode levar várias sessões até o corpo recordar os seus padrões mais saudáveis. Algumas pessoas respondem muito rapidamente, especialmente aquelas cujas opções relativas a hábitos de vida as aproximam de uma vida saudável. Outras podem precisar de mais tempo de treino, educação e apoio para melhorarem a nutrição, exercício e / ou padrões de sono, ou para evitarem dependência de certas substâncias, etc. De um modo geral, quanto mais antigos são alguns dos padrões de stress causadores de desconforto no cliente, maior será o número de sessões necessário para iniciar o processo de reequilíbrio.

 

 

Foi a terapia que me ajudou a tranquilizar a mente/ansiedade derivado ao stress que tinha na minha vida profissional.

 

 

Qual a sua experiência com o Biofeedback?

Comecei a fazer esta terapia há 11 anos quando vivia em Madrid e trabalhava em empresas Multinacionais na área do grande consumo. Foi a terapia que me ajudou a tranquilizar a mente/ansiedade derivado ao stress que tinha na minha vida profissional. Como resultado, sinto-me muito mais calma e o meu sistema imunitário ficou mais reforçado, o que fez com que sentisse um alívio na parte alérgica e na bronquite asmática.

Desde então, o Biofeedback faz parte das minhas rotinas!

Para que casos recomendaria esta terapia?

Não se trata de só recorrer a esta terapia quando a pessoa se sente mal. É sempre possível sentir-se ainda melhor!

Recomendaria para os seguintes casos:

  • Fadiga crónica, dores em geral;
  • Regulação do sono, insónias;
  • Redução do stress, tensão e nervosismo;
  • Saúde e bem-estar em geral melhoradas;
  • Redução de raivas e medos;
  • Ansiedade, depressão;
  • Mobilidade muscular reforçada, flexibilidade e performance desportiva, lesões musculares;
  • Clareza mental, memória e atenção reforçadas;
  • Défice de atenção / problemas de aprendizagem;
  • Diminuição de dores crónicas ou agudas, dores de cabeça;
  • Problemas de coluna / dores nas costas;
  • Problemas de pele;
  • Problemas circulatórios / tensão arterial;
  • Regulação do sistema imunitário;
  • Questões degenerativas;
  • Distúrbios hormonais;
  • Problemas respiratórios / asma, falta de ar;
  • Reequilíbrio energético;
  • Nutrição (reequilíbrio dos minerais, vitaminas, etc);
  • Desintoxicação;
  • Perda de peso;

Fale-nos um pouco de si

Sou licenciada em Gestão de Empresas e fiz carreira internacional em empresas multinacionais como a Procter&Gamble e a L’Óreal. Ao fim de 9 anos de estar a viver em Madrid, decidi voltar Lisboa onde continuei a trabalhar numa multinacional. Em 2016 comecei-me a questionar do que realmente queria fazer no meu dia-a-dia e lembrei-me que sempre brincava com a pessoa que me fazia as consultas de Biofeedback em Madrid, que um dia também ia poder provocar bem-estar aos outros. E esse pensamento ficou tão presente na minha cabeça que comecei a formar-me e a treinar na terapia de Biofeedback. Inicialmente fazia a seguir ao trabalho e tirava cursos nas férias anuais e depois decidi dar o grito do Ipiranga e dedicar-me só a esta área. É um desafio incrível que exige de mim estar em constante aprendizagem…Para além da contínua formação na terapia e Biofeedback, já tirei o curso de PNL dado pelo Richard Blander (criador da PNL) , frequento congressos e conferências desta área e estou neste momento a tirar um Curso de Técnico de Medicina Ayurveda (medicina indiana).

 

Porquê a Clínica do Lago?

Acredito na qualidade dos serviços multidisciplinares que a clínica possui, no sentido de poderem proporcionar bem estar a quem os procura.

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *